Exalt E-Trail – Sense apresenta novas e-mountain bikes de carbono e bikes hardtail para All-Mountain e XC
Com design, geometria e configuração para All-Mountain, novas elétricas da Sense Bike chegam com 150mm de curso e três opções de montagem. Fabricante ainda apresentou bikes hardtail para enduro e cross-country.
A história da Sense com as bicicletas elétricas começou basicamente com o surgimento da marca. Afinal, no início de sua história, em 2009, o fabricante produzia apenas elétricas urbanas.
Agora, com o lançamento de seus primeiros modelos 2023, mais uma vez levantando a régua do mercado nacional de bicicletas, a Sense apresenta as primeiras E-MTB’s com quadro de fibra de carbono e fabricação nacional.
Trata-se da nova linha Exalt E-Trail, que chega com três opções de montagem, todas com uma concepção extremamente moderna, para brigar de igual para igual, ou até superar, as bikes que vem de fora do país.
Além delas, a Sense Bike ainda apresentou a Hardcore, uma legítima “hardcore hardtail” para all-mountain que chega em duas versões, e a nova Impact Comp, uma bicicleta de XC moderna, para quem quer treinar e competir com um ótimo custo-benefício.
Exalt E-Trail – Design exclusivo, quadro de carbono, motor Shimano EP8 e altíssima tecnologia.
O conceito da Exalt E-Trail é de proporcionar uma E-MTB que se assemelha ao máximo possível com o visual e estilo de pedalada de uma bicicleta convencional, neste caso a Exalt. A equipe de desenvolvimento da Sense trabalhou sobre um design único que garante proporções do quadro para um equilíbrio visual, integrando com perfeição a bateria e o motor. O sistema EP8 escolhido garante um pedal suave e natural, mais próximo das sensações de pedal com uma bike convencional, mas com potência extra !
O ponto de partida para a nova linha Sense Exalt E-Trail é um novo quadro de fibra de carbono exclusivo, desenvolvido e projetado pela equipe de desenvolvimento da Sense Bike e da Swift Carbon, fabricante Sul-Africano especializado em fibra de carbono que uniu-se à Sense em 2016, formando a S2 Indústria da Bicicleta.
Produzidos com uma combinação de fibras de carbono japonesa Mitsubishi HR40 e Tairyfil TC36S, as melhores no mercado, os novos quadros apostam em uma geometria super moderna para all-mountain, criada especialmente para quem quer encarar descidas e subidas com a mesma compostura.
A bike chega nas versões Exalt E-Trail Comp, Exalt E-Trail Evo e Exalt E-Trail Factory, todas com 150mm de curso na dianteira e na traseira e motorização Shimano EP8 – o motor mais avançado da gigante japonesa tem 85Nm de torque, desenho compacto e alta confiabilidade com uma grande novidade da parte da Sense: o motor EP8 da gama Exalt E-Trail permite alcançar 32km/h com configuração de fábrica!
Além disso, todas elas trazem uma bateria integrada Shimano com 630Wh, que promete horas e horas de diversão para o piloto. Seguindo sua tradição de atenção total aos detalhes, a bike possui borrachas de proteção no chain-stay e no tubo inferior, além de um Knot Block para evitar que o garfo bata no quadro em caso de quedas.
Mais uma vez, a Sense aposta em altas doses de integração entre os componentes, criando um quadro com visual limpo e agradável, sempre com a intenção de oferecer uma bike com desenho e pilotagem que lembram bastante um modelo “acústico”, ou sem motor.
O quadro ainda traz diversos detalhes interessantes de projeto e acabamento, como a bateria com selamento de borracha que evita a entrada de água, o reforço estrutural na forma de uma ponte entre o Seat-Tube e o Down-tube, e também a proteção em borracha para o pivô da suspensão, que ajuda a evitar a lama nesta parte da bike.
Em todos os quadros, o cabeamento é interno, com espaçamento boost 110/148mm e espaço na traseira para pneus 29 de até 2.5’’ de largura. Ela estará disponível nos tamanhos S, M, L e XL, todas possibilitando o uso de uma garrafinha de água com os suportes no down tube.
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Geometria moderna de all-mountain
A alma de qualquer bicicleta é seu quadro e, no caso da Exalt E-Trail, trata-se de uma alma aventureira, que adora se divertir em trilhas de todos os tipos, mas especialmente nas de all-mountain e enduro, repletas de curvas, saltos, drops e inclinados – sejam eles com muito flow, ou totalmente gnarly.
Na dianteira, a combinação entre 150mm de curso com uma caixa de direção com 65 graus proporcionam uma excelente estabilidade em velocidades elevadas, trilhas esburacadas e descidas super inclinadas.
Em todos os tamanhos, o alcance é bem generoso, mas não exagerado. Com isso, o piloto fica mais centralizado na bike, melhorando o controle em todas as situações, sem criar uma distância entre eixos muito grande, o que acabaria comprometendo a agilidade em trilhas mais apertadas – no tamanho M, o reach fica em 445mm.
Cinemática de alta eficiência
Quando falamos no funcionamento da suspensão traseira, a nova linha Sense Exalt E-Trail segue o que existe de mais moderno no mercado mundial de bicicletas.
Com 150mm de curso extraídos de um sistema com horst-link, a cinemática criada pela equipe de desenvolvimento da marca aposta em altas doses de progressividade, criando um funcionamento com ótima leitura para impactos pequenos, bom suporte de meio de curso e bastante resistência ao fim de curso em saltos e buracos maiores – ideal para quem tem uma tocada mais agressiva.
O Rocker é fabricado em alumínio para deixar o triângulo traseiro mais rígido e preciso. Percebemos toda a atenção da equipe de desenvolvimento da Sense nesta peça com um design muito bem trabalhado e com “blind thread” (rosca invisível) do lado direito, que proporciona um aspecto visual muito limpo.
A estabilidade nas frenagens fica à cargo do sistema com anti-rise, que evita que a traseira levante ao frear a bike, deixando a geometria mais estável e previsível, principalmente nas trilhas mais inclinadas.
Além disso, a eficiência e a tração nas subidas são garantidas pelo projeto com boas doses de Anti-squat, que ajuda a evitar os movimentos da suspensão enquanto você pedala – o famoso “pedal bob”.
Sense Exalt E-Trail Comp
Apesar de ser a bike mais simples desta nova linha, a Exalt E-Trail Comp já vem equipada com componentes que não ficam devendo nada em questão de desempenho – de cara, o destaque é para o motor EP8 da Shimano, o modelo mais potente e robusto já produzido pela marca.
Outro ponto que chama a atenção é a ótima escolha para o garfo: um RockShox Revelation, modelo famoso da RS leve e confiável com hastes de 35mm, mola de ar DebonAir com tecnologia bottomless tokens e damper motion control, com ajuste de retorno e compressão.
A suspensão dianteira de alta gama é combinada com um shock a ar RockShox Super Deluxe com controle de retorno – com certeza, uma combinação altamente capaz em trilhas de todos os perfis.
Além disso, a Exalt E-Trail Comp utiliza freios de 4 pistões da linha Deore, com discos de 203mm na frente e 180 mm atrás, capazes de segurar os 22.3Kg da bike sem pestanejar. A linha Deore M6100 de 12 velocidades também marca presença no cassete 10-51, no câmbio com trava e no trocador.
Para manter tudo isso pregado no chão, a bike vem equipada com pneus Michelin Wild Enduro e Wild AM. Na dianteira, aderência total com o cravudo Wild Enduro 2.4’’ com borracha Gum-X e, na traseira, durabilidade e controle com um Michelin Wild AM 2.5 Competition Line que oferece mais rolagem, ambos são montados em rodas Shimano MT 620 com 30mm de largura interna, que proporcionam mais estabilidade contra torções laterais do pneu, mesmo com pressões menores.
O selim FIZIK Alpaca X5 deixa seu caminho nas trilhas mais confortável e a Exalt E-trail Comp vem equipada com canote retrátil Sentec com 125mm de curso no tamanho S, e 150mm nos demais tamanhos, com ação remota.
O guidão é um Sentec RS Trail com generosos 780mm de largura e 20mm de rise, montado em uma mesa curta, com 40mm de comprimento, também da linha Sentec RS Trail – os componentes têm o diâmetro maior, com 35mm, que garante mais rigidez e pilotagem precisa.
Sense Exalt E-Trail Comp – Mini Ficha Técnica
Quadro: Sense Carbon Fiber Mitsubishi HR40 e Tairyfil TC36S / 150mm de curso / Boost E-THRU / Bateria Integrada / Cabeamento Interno / Anti-rise System / Anti-squat System
Eletrônica: Motor Shimano EP8 / Bateria integrada 630Wh / Computador SC-E5000 / Botão liga desliga no quadro.
Cockpit e Canote: Sentec 40x780mm rise 20.
Grupo: Shimano Deore M6100 12V / Cassete 10-51 / Coroa 36 dentes
Garfo: RockShox Revelation Motion Control RC com ajuste de compressão e retorno
Shock: Super Deluxe Select R
Freios: Deore BL-M6100 4 pistões / Rotores 201 (D) 180 (T)
Rodas: Deore WH-MT620-B-29 / Boost Tubeless / 30mm largura interna
Pneus: 29×2.40 Wild Enduro Gum-X TLR (D) 29×2.50 Wild Am Competition Line (T)
Peso: 22.3KG (M)
Preço: R$ 59.990,00
Pré-venda: R$ 54.990,00
Sense Exalt E-Trail Evo
A segunda bike mais avançada da linha Exalt E-Trail já vem com todas as características desta gama, mas com componentes indicados para quem quer levar o alto desempenho ainda mais a sério.
O primeiro upgrade no controle fica a cargo de um garfo Pike Ultimate, um dos mais avançados da RockShox, sendo da linha “Ultimate” que representa a linha premium do fabricante americano. A Pike Ultimate conta com retentores de baixo atrito SKF, mola a ar DebonAir que simula uma mola de metal e sistema hidráulico Charger 2.1, que proporciona um funcionamento muito mais controlado. O shock traseiro é um RockShox Super Deluxe Ultimate com hidráulica RCT com pistões independentes, mola a ar DebonAir com trava, controle de retorno e compressão.
Para segurar a bike até nas situações mais absurdas, os freios são da linha Shimano SLX M7100, com quatro pistões e rotores Ice Tech de 201mm na frente e 180mm atrás, montados nas incríveis rodas tubeless Shimano XT M8120 com 30mm de largura interna – a base perfeita para os pneus Michelin Michelin Wild Enduro 2.4 com borracha super aderente Gum-X, tanto na frente quanto atrás.
Com as trocas de marcha sendo feitas por um câmbio Deore XT M8100 de 12 marchas com seu respectivo trocador, o conjunto permite passar até duas marchas para baixo de uma vez, o que é perfeito quando a trilha passa da subida para a descida e você quer continuar acelerando – o cassete 10-51 é combinado com uma coroa de 36 dentes.
Assim como na Comp, o cockpit é composto por um guidão de 780 / 35mm e por uma mesa de 40mm, ambos da linha Sentec RS Trail, com canote retrátil também da Sentec, com 125mm de curso no tamanho S e 150mm nos maiores.
Sense Exalt E-Trail Evo – Mini Ficha Técnica
Quadro: Sense Carbon Fiber Mitsubishi HR40 e Tairyfil TC36S / 150mm de curso / Boost E-THRU / Bateria Integrada / Cabeamento Interno / Anti-rise System / Anti-squat System /
Eletrônica: Motor Shimano EP8 / Bateria integrada 630Wh / Computador SC-E5000 / Botão liga desliga no quadro.
Cockpit e Canote: Sentec 40x780mm rise 20
Grupo: Shimano XT M8100 12V / Cassete 10-51 / Coroa 36 dentes
Garfo: RockShox Pike Ultimate DebonAir RCT3 com ajuste de compressão e retorno
Shock: RockShox Super Deluxe Ultimate com ajuste de compressão e retorno
Freios: SLX BL-M7100 4 pistões / Rotores Ice Tech 201 (D) 180 (T)
Rodas: XT WH-MT8120-B-29 / Boost Tubeless / 30mm largura interna
Pneus: 29×2.40 Wild Enduro Gum-X TLR (D/T)
Peso: 21.9kg (M)
Preço: R$ 74.990,00
Pré-venda: R$ 67.990,00
Sense Exalt E-Trail Factory
Na linha de Sense Bike, o nome Factory sempre indica a bicicleta mais avançada da gama e, com a Exalt E-Trail Factory, a marca mais uma vez se superou no capricho e na escolha super cuidadosa dos componentes.
Para atender aos pilotos mais exigentes, a suspensão dianteira é uma Fox 36 Factory com mola a ar de alto volume EVOL, hastes com tratamento Kashima de baixo atrito e damper Grip 2 totalmente ajustável, com regulagens de retorno e compressão de alta e baixa velocidade – inclusive, ele já vem com para-lama integrado.
O shock traseiro também é fornecido pela Fox, sendo um Float X2, que oferece um funcionamento similar à um shock de mola, com regulagem de retorno e compressão de alta e baixa velocidade, tratamento Kashima e alavanca de regulagem de funcionamento.
O pacote de altíssima gama segue com as rodas DT Swiss HX 1501 Spline One com 30mm de largura interna, calçando pneus Michelin Wild Enduro 2.4 Gum-X Tubeless Ready, e também com o cockpit, que nesta bike é um show a parte.
O guidão de 800mm com diâmetro central de 35mm é um Fat Bar da tradicional marca Renthal. A mesa, fornecida pelo mesmo fabricante, é uma Apex 35 com 50mm de comprimento – até as manoplas são Renthal, no modelo Traction.
Além disso, o canote é um Fox Transfer Factory Kashima, com 150mm de curso no quadro pequeno e 175 mm nos modelos com quadro médio para cima – mais do que nas versões menos avançadas da bike.
Fechando um pacote para lá de especial, a Exalt E-Trail Factory vem equipada com componentes Shimano XTR M9100 quase que de cabo a rabo, incluindo cambio, trocador e freios – as únicas exceções são o cassete e a corrente.
Nesta bike, os rotores do freio também são Ice Tech, com 201mm na frente e 180mm atrás, e o cassete é um 10-45, mas indicado para quem deseja marchas mais justas entre si – para compensar, a coroa tem 34 dentes.
Ou seja, é uma elétrica topo de linha, perfeita para aquele pedal especial no fim de semana, ou para uma etapa do E-EWS – aí, vai da habilidade do rider.
Segue abaixo o nosso teste da Exalt E-Trail:
Sense Exalt E-Trail Factory – Mini Ficha Técnica
Quadro: Sense Carbon Fiber Mitsubishi HR40 e Tairyfil TC36S / 150mm de curso / Boost E-THRU / Bateria Integrada / Cabeamento Interno / Anti-rise System / Anti-squat System /
Eletrônica: Motor Shimano EP8 / Bateria integrada 630Wh / Computador SC-E5000 / Botão liga desliga no quadro.
Cockpit e Canote: Renthal e Fox Transfer Factory
Grupo: Shimano XTR M9100 12V / Cassete 10-45 M8100 / Coroa 34 dentes
Garfo: Fox 36 Factory / Evol / Grip 2 / Ajuste compressão de retorno alta e baixa
Shock: Float X2 ajuste de compressão e retorno de alta e baixa
Freios: XTR BL-M9120 4 pistões / Rotores Ice Tech 201 (D) 180 (T)
Rodas: DT Swiss HX 1501 Spline One 30mm interno, Boost / Tubeless
Pneus: 29×2.40 Wild Enduro Gum-X TLR (D/T)
Peso: 22.1kg (M)
Preço: R$ 94.990,00
Pré-venda: R$ 84.990,00
Para entrar na pré-reserva da Exalt E-trail, clique aqui.
Sense Hardcore – A bike que resgata a essência do all-mountain e enduro. Pode chegar chutando.
No Reino Unido e nos Estados Unidos, as “hardcore hardtails”, bicicletas sem suspensão traseira com garfo de curso longo e geometria super agressiva, são verdadeiros sucessos nas trilhas, e o motivo para isso é bem simples: o alto fator de diversão proporcionado por este tipo de bicicleta. Uma bike “casca grossa” que pode encarar qualquer desafio !
Afinal, além da simplicidade e do baixo custo de aquisição e manutenção, uma hardcore hardtail é capaz de colocar um sorriso no rosto de qualquer piloto, seja emendando um duplo mega cavernoso, empurrando os amigos de full-suspension naquele downhill super cabeludo, ou mesmo naquele XC agressivo ou em um pump-track.
Construída ao redor de um quadro de alumínio 6061 de dupla espessura bastante reforçado, a nova Sense Hardcore conta com duas versões: a Comp, com garfo de 140mm e a Comp R, com uma suspensão de 150mm.
Além disso, a geometria segue a filosofia “long, low e slack”, com uma caixa de direção com 65 graus e valores relativamente longos no alcance – a bike no tamanho L tem 451mm de reach, e ela está disponível nos tamanhos S, M, L e XL.
De quebra, a rabeira da Hardcore tem apenas 430mm de comprimento, sendo a traseira mais curta já apresentada pela Sense Bike em um quadro de alumínio. Com isso, jogar a bike de um lado para o outro nas curvas e trocas de direção é muito mais fácil.
O quadro tem espaçamento boost, eixos passantes, cabeamento interno e, como não poderia deixar de ser, o canote é retrátil. Em todos os tamanhos, ele tem 125mm de curso, graças ao tubo de selim encurtado.
Ambas as bikes são equipadas com transmissão da nova linha Deore da Shimano. A Comp R utiliza componentes Shimano Deore M6100 com 12 velocidades, cassete 10-51 e pedivela com coroa de 32 dentes – para reduzir os impactos contra o solo, o componente tem apenas 170mm de comprimento.
Já a Hardcore Comp utiliza componentes Shimano Deore M5100 com 11 velocidades, já com um cassete 11-51. Vale lembrar que o câmbio e o trocador M5100 possuem quase todas as tecnologias dos modelos mais avançados da Shimano, tendo o mesmo desenho, ergonomia e trava Shadow Plus dos seus irmãos de 12 marchas.
Em ambas as bikes, o cockpit é composto por um guidão Sentec de 780mm de largura e 20mm de rise, combinado com uma mesa curta, de apenas 40mm de comprimento – com diâmetro de 35mm, o conjunto promete mais controle em trilhas técnicas.
A Comp R utiliza pinças de 4 pistões, mordendo discos de 203mm na dianteira e 180mm na traseira (o quadro tamanho S e M utilizam discos de 160mm). Já a Comp aposta em discos de 180mm dianteiros, e pinças de 2 pistões.
Em ambas as bikes, pneus de alto volume Michelin Force AM 2 Competition 2.4 oferecem muita aderência e alta capacidade de absorver impactos. Eles são montados em rodas de alumínio Sentec Disc Tubeless Ready Asymmetrical com 30mm de largura interna, uma combinação que permite usar pouca pressão, algo fundamental em uma bike rabo duro, que fica melhor ainda se o piloto instalar um protetor de aro na traseira.
Ambas as bikes utilizam o mesmo garfo, um RockShox 35 Silver TK, que tem mola pneumática Solo Air, damper TurnKey com controle de retorno, trava no ombro e off-set reduzido de 44mm, que dá ainda mais estabilidade e controle para a bike – a Hardcore Comp R tem 150mm de curso, contra 140mm na Hardcore Comp.
Para terminar o seu rolê em grande estilo, a bike tem um abridor de garrafas na ponte de reforço dos seat-stays – assim, o papo no pós-pedal fica garantido!
Segue abaixo o nosso teste da Hardcore:
Sense Hardcore Comp R – Mini Ficha Técnica
Quadro: Alumínio Double Butted 6061 – Cabeamento Interno – Boost e-thru 12x148mm – central de rosca
Cockpit e Canote: Guidão Sentec 780mmx35mm / 20mm rise – Mesa Sentec 40mm – Canote Sentec dropper 125mm
Transmissão: Shimano Deore M6100 12v
Garfo: RockShox 35 Silver TK 150mm de curso
Freios: Shimano BL-M4100 BR-MT420 quatro pistões
Rodas: Sentec 29″ Disc Tubeless Ready Asymetrical, Alloy 6061 – 30mm / Cubos Shimano
Pneus: Michelin 29×2.40 Wild AM2 Competition Line TS TLR
Peso: 14.8Kg
Preço: R$ 14.990,00
Sense Hardcore Comp – Mini Ficha Técnica
Quadro: Alumínio Double Butted 6061 – Cabeamento Interno – Boost e-thru 12x148mm – central de rosca
Cockpit e Canote: Guidão Sentec 780mmx35mm / 20mm rise – Mesa Sentec 40mm – Canote Sentec dropper 125mm
Transmissão: Shimano Deore M5100 11v
Garfo: RockShox 35 Silver TK 140mm de curso
Freios: SHIMANO BL-MT401(L), BR-MT410 dois pistões
Rodas: Sentec 29″ Disc Tubeless Ready Asymetrical, Alloy 6061 – 30mm / Cubos Shimano
Pneus: Michelin 29×2.40 Wild AM2 Competition Line TS TLR
Peso: 14.3 Kg
Preço: R$ 10.990,00
Sense Impact Comp. Pedais, treinos e competições de XC com alto rendimento e um ótimo custo-benefício
A nova Impact Comp chega no mercado com o consagrado quadro de alta gama alumínio das irmãs Impact SL e RACE. Este quadro com um design e tecnologias inovadores, traz uma geometria agressiva que proporciona uma pilotagem ágil e precisa.
Sobre o equipamento, existem componentes top, existem componentes básicos e existem aqueles que ficam exatamente no meio do caminho, pegando o desempenho dos mais caros, e o custo competitivo dos mais em conta.
Construída ao redor do comprovadamente eficiente quadro de alumínio premium 6069 SL de tripla espessura da Sense Bike, a nova Impact Comp 2023 é montada com a melhor seleção deste tipo de componente, criando um pacote altamente eficiente para cross-country, com uma relação custo-benefício super competitiva – ao andar com ela, você vai se sentir pedalando uma bike muito mais cara.
Vale lembrar que o quadro tem espaçamento boost com eixos passantes, caixa de direção cônica e protetor de chainstay integrado, além do cabeamento totalmente interno por dentro da mesa e do guidão, que proporciona um visual super limpo não é encontrado em nenhuma outra bike do mercado.
Com uma caixa de direção em 68.5 graus, alcance de 425mm e entre-eixos de 1124mm no tamanho M , trata-se de uma bike estável nas descidas, mas que não perde a agilidade e a precisão nas subidas e trilhas apertadas – basicamente, é a XC perfeita para o Brasil, indicado para trilhas técnicas de cross-country e também para o estradão.
O cockpit é composto com uma mesa e um guidão Sentec em alumínio com 750mm de largura, sendo a mesa uma Sentec com -10 graus e 70mm de comprimento com cabeamento totalmente interno – um pacote limpo, moderno e leve.
O selim Fizik e o canote Sentec compõem um conjunto leve e eficaz.
Toda a transmissão é feita por componentes Shimano Deore M6100 de 12 velocidades. O grupo conta com as tecnologias mais importantes da linha 12 marchas da Shimano, como o sistema de engates rápidos Hyperglide+, a trava Shadow+, roldanas maiores e um trocador com uma das melhores ergonomias do mercado.
Outra vantagem deste grupo é a roda livre Micro Spline, que permite o uso de cassetes 10-51. Combinados com a pedivela com coroa de 32 dentes, trata-se da combinação perfeita para encarar qualquer tipo de altimetria – nas bikes da Sense, o comprimento da pedivela varia de acordo com o tamanho da bike, melhorando ainda mais a ergonomia da sua pedalada.
A suspensão dianteira segue o mesmo conceito da transmissão, oferecendo bom desempenho e peso competitivo. Trata-se de uma RockShox Judy TK com mola pneumática Solo Air, controle e retorno e trava remota no guidão.
Garantindo uma ótima rolagem e tração em terrenos variados, ela utiliza pneus Michelin Force XC Tubeless Ready 2.25 Performance, que vão calçadas sobre as leves e eficientes rodas montadas com aros Sentec 28 furos e cubos Shimano M400. As frenagens ficam a cargo dos freios Shimano MT410, com discos de 180mm na dianteira e 160mm na traseira.
Sense Impact Comp 2023 – Mini Ficha Técnica
Quadro: Sense Alumínio Hidroformado 6069 T4 T6 – Tripla Espessura – Cabeamento Interno – Geometria Racing
Cockpit: Sentec
Transmissão: Shimano Deore M6100 12v
Garfo: RockShox Judy TK 100mm de curso / trava remota
Freios: Shimano MT 410
Rodas: Sentec 29″, Alloy 6061 – 30mm, 28h Cubos Shimano HB-MT400-B 28h
Pneus: 29X2.25 FORCE XC Kevlar Performance
Peso: 13.5 Kg
Preço: R$ 9.990,00
Mais informações no site da Sense Bike.
Créditos : Pedro Cury / Sense Bike / Divulgação
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