Nairo Quintana defende a proibição dos ketones
Nairo Quintana tornou-se o mais recente ciclista profissional a pedir a proibição das cetonas, ou ketones, dizendo que elas deveriam ser adicionadas à lista proibida da Agência Mundial Antidoping (WADA), o que seria “melhor” para os ciclistas.
O atleta colombiano da Arkéa-Samsic falou à imprensa em seu país de origem, dizendo ao MARCA esta semana que só acreditava em usar “tudo o que é natural”.
“Para as cetonas, como muitas pessoas as chamam, quanto mais as proíbem, melhor para nós”, disse Quintana. “Concordo com a saúde do corpo inteiro e com tudo o que é natural, e essa é a minha opinião.”
Nos últimos anos, o uso de cetonas pelo pelotão profissional provou ser controverso, com algumas equipes admitindo usá-las, enquanto alguns pilotos se manifestaram contra eles.
Seu uso não é permitido para equipes que fazem parte do Movement for Credible Cycling (MPCC), que notadamente não inclui alguns dos maiores esquadrões do WorldTour, como Ineos Grenadiers, Jumbo-Visma e UAE Team Emirates
Guillaume Martin, Arnaud Démare e Romain Bardet pediram suas restrições. No ano passado, Thibaut Pinot disse que ficou chocado que jovens atletas pudessem ser tentados por seu uso. Todos estes pilotos, incluindo Quintana, são membros de equipas que fazem parte do MPCC.
Quintana olhou para o seu melhor este ano, vencendo uma etapa e a geral no Tour de la Provence e no Tour des Alpes Maritimes et du Var.
Em 2020, ele e seu irmão Dayer, também piloto da Arkéa, foram interrogados pela polícia enquanto outras duas pessoas foram presas e depois liberadas depois que o hotel da equipe foi invadido como parte de uma investigação de doping durante o Tour de France.
O colombiano também falou sobre o perigo das bicicletas de contrarrelógio, após comentários recentes de Chris Froome. O piloto da Israel-Premier Tech disse que as provas de contra-relógio devem ser disputadas em bicicletas de estrada para melhorar a segurança.
“Elas não podem ser proibidas ou alteradas”, disse Quintana sobre as bicicletas de contra-relógio. “Finalmente, é a tecnologia e é isso que está acontecendo. Seria como se os carros de Fórmula 1 fossem proibidos, mas esses carros [de corrida] têm suas próprias estradas para treinamento e corrida”.
“Devemos encontrar rotas e estradas mais seguras para treinamento”, disse Quintana. “Finalmente, cada pessoa decide onde treina, e a bicicleta ‘chrono’ é um espetáculo. Há especialistas em contrarrelógio que nunca vencem nas montanhas ou nos sprints, mas são muito bons nessa disciplina.
“Então eles não podem ser banidos. A tecnologia continua avançando e temos que ser mais cautelosos.”
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