Conheça os Prós: Clara Carvalho
A entrevistada de hoje no Conheça os Prós é a Clara Carvalho, triatleta profissional, futura bacharel em Educação Física e exímia lip-syncher do Instagram. Conheça mais sobre essa atleta que com apenas 23 anos já conquistou um vice-campeonato sul americano de triathlon sprint, um campeonato brasileiro de duathlon, dentre outros títulos.
RCS: Como você começou no triathlon?
CC: comecei em 2016 nas provinhas da federação do rio (FTERJ) depois de ter conhecido um conterrâneo que nadava na raia ao lado no final de 2015 que era triatleta e foi sair pra sua corrida pós natação. Achei aquilo tão legal hahaha… Combinar 3 modalidades de endurance em uma única prova. Ai no ano seguinte, comecei.
RCS: Tendo vindo da natação pura, você enfrentou alguma dificuldade com as outras disciplinas?
CC: No princípio, o ciclismo, pelo fato de pedalar na estrada ser algo bem diferente da minha realidade. No entanto, adaptei bem rápido. Acho que, apesar de ser minha modalidade formadora, a natação em aguas abertas foi algo bem novo pra mim dentro do triathlon, principalmente pelo contato físico que se faz presente constantemente na modalidade.
RCS: O covid alterou o calendário de provas e a dinâmica de treinos, forçando uma mudança de planos para a maioria dos atletas. Como será o restante de 2020 para você em termos de provas? Você vai para o exterior competir? Pretende focar nas provas virtuais?
CC: Na verdade, estou focando mais esse ano na minha graduação em educação física pela UFMG e escrevendo minha monografia. Provas esse ano não valeram para nada em pontuação no ranking. Essas provas estão servindo mais de estímulos mesmo para os atletas ansiosos espalhados pelo mundo haha… estou me mantendo em treinamento na medida do possível nas condições em que me encontro, dependendo de horários e dias limitados com acesso a piscina etc em decorrência da pandemia do novo corona vírus.
RCS: Como você está lidando mentalmente e fisicamente com estes tempos difíceis? Você adquiriu novos hobbies?
CC: Bom, acredito que tenho me mantido até muito bem mentalmente, dada a situação. O desafio que encontrei foi de manter a constância dos treinos, mesmo não havendo um objetivo claro ou prova alvo. Na verdade, foi possível resgatar aquela paixão que a gente sente pela modalidade, na sua essência, não necessitando de provas para a prática. Apenas treinar pelo simples prazer de treinar. Tem sido muito bom haha..
RCS: Como você está adaptando seus treinos e quais desafios você precisará enfrentar quando a pandemia acabar?
CC: Bom, tenho treinado força, bike e corrida e esporadicamente uma natação improvisada dentro de casa. Acho que o maior desafio será a criação e readaptação de uma rotina de treinos e muitas viagens.
RCS: Você segue uma rotina diária que possa compartilhar conosco?
CC: Não tenho muito uma rotina. Sempre dividido o dia em 1 ou 2 sessões de treino. Podendo ser uma das sessões com treinos combinados (2 modalidades).
RCS: Finalmente, que mensagem você gostaria de deixar para aqueles que estão começando no triathlon?
CC: Sejam pacientes. Saibam escutar seu corpo. E o principal, se divirtam com a caminhada. Sempre existirá um destino, pois tudo na vida é um ciclo, e é na caminhada que você vai cair, vai levantar, vai aprender e vai seguir em frente.
Nome: Clara Carvalho
Idade: 23 anos
Mora em: Belo Horizonte
Nascida em: Divinópolis
Altura: 1,61
Peso: 54 kg
Corrida favorita: Campeonato Brasileiro de triathlon olimpico 2018
Comida favorita: comida japonesa
Objetivos atuais: vaga olimpica ciclo paris 2024
Momento embaraçoso: vários haha..
O que você faria da vida se não fosse atleta? Faria uma pós graduação fora do país
Melhor resultado em prova: Campeã brasileira de duathlon elite, triathlon olimpico elite e vice campeã sulamericana triathlon sprint
Corridas mais importantes que esteve: Mundial Cozumel 2016; Campeonatos Panamericanos(2017/2018), Campeonatos Sulamericanos(2017/2018/2019); Brasileiros(2017/2018/2019)
Patrocinadores: Sense bike, Swift Carbon, Michelin Brasil, Exceed, ASWbike, HBBrasil, Shimano Brasil.
Bike
1. Quadro: Swift Carbon Ultravox
2. Pneus: Michelin Power Road
3. Rodas: Sentec
4. Freios: shimano ultegra
5. Pedivela/cassette: 170/52-36
Texto : Anaísa Marques
Anaísa é veterinária, mestre em biologia animal, triatleta amadora e tem diabetes tipo 1. Ao longo de muitos anos, aprendeu como fazer para o esporte deixar a diabetes mais fácil.
Leave a Reply