Shimano lança o motor EP8 para e-bikes competitivas
O lançamento do EP8, novo sistema de e-bike da SHIMANO, eleva os dois pilares base do conceito de e-biking – o hardware e o software – a um novo patamar de referência em sistemas de engenharia para componentes de e-bike, capazes de encarar qualquer situação: de um MTB premium de competição até um pedal Trail, cross-country, MTB casual, trekking ou uma simples aventura off-road.
A segunda geração de sistema de e-MTB da Shimano, vem com várias características novas, projetadas para levar a performance do EP8 a um padrão superior na história da Shimano em e-bikes. Muitas destas características únicas do SHIMANO EP8, acompanham maior potência, porém com peso mais leve; pedalar mais suave, motor com integração mais clean e mais silencioso, que também administra melhor o aquecimento, oferecendo controle melhorado da bike comparado aos modelos anteriores.
O dois aplicativos mobile foram reformulados – o E-TUBE RIDE app e o E-TUBE PROJECT app – oferecendo aos ciclistas mais opções no display e controles mais customizáveis sobre as características do motor.
O novo motor EP8 (DU-EP800) é capaz de entregar 85Nm de torque para que você conquiste as subidas mais exigentes e as trilhas mais difíceis. Este ganho de 21% de potência sobre o modelo anterior SHIMANO STEPS E8000, vem com redução de 300g a menos de peso, caindo para 2.6kg (10% de redução), graças a uma nova carcaça do motor, feita em magnésio. O baixo peso e alta entrega de potência fazem deste, um dos melhores motores de sua categoria na relação peso-potência.
Este aumento na relação peso-potência é complementado por uma melhora na eficiência da bateria. O arrasto (a fricção oriunda da rotação do pedal, particularmente notada quando se opera o sistema sem entrega de potência) foi reduzido em 36% (vs. o E8000), graças a uma estrutura de vedação aperfeiçoada e um design de marchas e engrenagens mais otimizado. Essa redução na fricção, gera eficiência na bateria quando o motor está ativado, produzindo um deslocamento mais suave na bike quando se pedala sem apoio do motor (ex.: quando o motor está desligado ou quando você pedala acima de 25 km/h). Aliado a esta redução da fricção, está um mecanismo de embreagem que promove um corte mais suave na assistência assim que você ultrapassa a velocidade de 25km/h.
Esse aumento no torque, ocorre sem que haja aumento também do ruído; na real, é meio que o oposto disso. O novo motor EP8 é mais silencioso, operando no mesmo nível que o E7000, dessa forma você não se distrai com ruídos e pode focar na trilha a sua frente.
Em adição a isso, o motor menor com carcaça de magnésio, apresenta propriedades de melhor condução de calor com suas estruturas internas redesenhadas (engrenagens de marchas otimizadas e novos cabos EW-SD300) para ajudar na redução do aquecimento e na melhoria da performance ao operar em torque máximo em subidas longas e inclinadas.
Leave a Reply