Fabio Jakobsen em estado grave após acidente na chegada do Tour da Polonia
O ciclista holandês Fabio Jakobsen está lutando para sobreviver após ter sido jogado contra uma barreira a 80 km / h em uma chegada agressiva na etapa de abertura do Tour da Polônia.
As imagens mostravam Jakobsen, 23 anos, do Deceuninck-Quick Step, competindo lado a lado com o colega holandês Dylan Groenewegen, da Jumbo-Visma, enquanto os dois homens lutavam freneticamente em um sprint.
Jakobsen foi o que mais sofreu neste tombo, se chocando contra as barreiras antes de colidir com um fotógrafo depois que Groenewegen virou de repente para a direita, fechando seu espaço na barreira de segurança.
“A condição dele é muito séria. A vida dele está diretamente ameaçada”, disse a médica Barbara Jerschina à Polsat Sport.
“Infelizmente, é uma lesão grave na cabeça e no cérebro. Ele perdeu muito sangue. Ele é muito forte. Espero que ele sobreviva.”
A UCI disse que condenou veementemente o “comportamento perigoso” de Groenewegen.
Deceuninck-Quick Step twittou: “Nossos pensamentos e orações estão com Fabio Jakobsen. Quando tivermos notícias, informaremos você.
“Obrigado do fundo do coração por seu apoio.”
O incidente acontece um ano após a morte do velocista belga Bjorg Lambrecht, de 22 anos, que morreu após cair e atingir uma estrutura de concreto, também no Tour da Polônia, em 2019.
“Foi uma disputa injusta e um dos pilotos sofreu tremendamente, mais dois sofreram também”, disse o organizador, Czeslaw Lang, à TVP Sport.
Groenewegen venceu a etapa, mas foi desqualificado depois que Jakobsen, declarado vencedor, foi atingido.
A UCI disse que “condena veementemente o comportamento perigoso de Dylan Groenewegen (Jumbo-Visma), que jogou Fabio Jakobsen (Deceuninck-Quickstep) para as barreiras a poucos metros do final, causando um acidente coletivo no final da primeira etapa de o Tour da Polônia.
Uma declaração acrescentou: “Groenewegen foi desqualificado da corrida pelo painel dos comissários.
“A UCI, que considera o comportamento inaceitável, encaminhou imediatamente o assunto à comissão disciplinar para solicitar a imposição de sanções proporcionais à gravidade dos fatos”.
Outros que caíram na confusão que se seguiu incluíram Marc Sarreau, da Groupama-FDJ, enquanto os concorrentes se envolviam em uma tentativa desesperada de evitar um ao outro, assim como os detritos das barreiras destruídas.
“Marc Sarreau sofre um trauma importante no ombro e também por vários rompimentos dos ligamentos. Ele precisará de mais exames médicos”, twittou sua equipe.
Damien Touze “permaneceu consciente apesar da queda. Ele está no hospital para novos exames”, twittou sua equipe de Cofidis.
O drama aconteceu no final da primeira etapa, percorreu 198 km de Chorzow a Katowice, no sul da Polônia.
Jakobsen é considerado uma estrela em ascensão do sprint no pelotão que fez seu nome em 2019 com duas vitórias na etapa Vuelta a España.
Tendo se tornado profissional em 2018 com a equipe Quick-Step de Patrick Lefevere, Jakobsen vestiu a camisa do campeão holandês em junho do ano passado.
No Tour da Polônia do ano passado, ele foi o terceiro na etapa de abertura.
Leave a Reply