Tecnologia OXIC – entenda a explicação da DT Swiss para o tratamento dos aros
OXiC é um processo no qual um revestimento cerâmico é aplicado eletroquimicamente na superfície do aro, tornando-o extremamente duro e resistente ao desgaste. O processo OXiC alcança um acabamento preto fosco de alta qualidade, que também garante o mais alto nível de desempenho dos freios e reduz o desgaste do aro ao mínimo.
OXIC – O PROCESSO
A camada cerâmica é alcançada de maneira semelhante à anodização, submergindo o aro da roda em uma solução eletrolítica enquanto se aplica uma tensão elétrica no aro. A diferença decisiva entre anodização e OXiC está nos milhões de descargas de plasma que ocorrem entre o eletrólito e o aro, aplicando alta temperatura e pressão na camada de óxido em desenvolvimento. Devido a isso, a camada de óxido em desenvolvimento derrete, flui e solidifica novamente. Durante esse processo, a estrutura amorfa (não alinhada) do óxido se converte em uma estrutura cristalina (alinhada). É por isso que o OXiC é tão duro e resistente ao desgaste.
Aro de alumínio antes do processo OXiC
Processo de descargas elétricas no aro
Aro de alumínio após o processo OXiC
OXIC – AS VANTAGENS
Bom desempenho de frenagem em condições diversas
A superfície do aro OXiC é tão dura que o aro não será afetado pelo desgaste durante a vida útil normal de uma roda. A única parte que se desgasta é a pastilha de freio.
Como a camada cerâmica é aplicada através de um processo de revestimento de conversão, o revestimento OXiC é capaz de se deformar com a borda, mantendo suas propriedades superiores mesmo sob altas cargas mecânicas (os revestimentos cerâmicos convencionais tendem a rachar quando expostos a esforços mecânicos).
O processo de revestimento OXiC não utiliza compostos orgânicos voláteis ou metais pesados, tornando-o uma tecnologia muito ecológica.
Aros pretos que permanecem pretos: Como o OXiC não contém tintas ou corantes, é totalmente estável aos raios UV e não desbota nem descora ao sol.
OXIC – A ESTRUTURA
Devido à forma como o OXiC é formado, ele possui uma adesão muito melhor ao alumínio do que os revestimentos tradicionais, como a anodização. Ele também apresenta melhor desempenho em cantos afiados e geometria complicada, garantindo que os aros estejam protegidos por toda parte.
OXIC – A COMPARAÇÃO
Aros convencionais usam superfícies de freio de alumínio. A comparação de diferentes materiais mostra de maneira impressionante a dureza superior do revestimento OXiC. E, neste contexto, dureza é igual a resistência ao desgaste.
Leave a Reply