TwinLoc: entenda como funciona a trava de suspensão de 3 estágios

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O controle TwinLoc foi um sucesso pioneiro da Scott. Muitos usuários estão procurando melhorar o controle de suas suspensões.

O Campeão do Mundo Nino Schurter usa o sistema de suspensão Twinloc desde sempre, com resultados visíveis como vários Campeonatos do Mundo, Campeonatos Mundiais, Cape Epic e outros títulos. Abaixo podem ver algumas das estatísticas durante uma volta na pista de Lenzerheide, que mostram as vezes que o Nino mudou entre modos em função do terreno que passava. Passando a maior parte do tempo no modo Tração, Nino muda para o modo Descida mais vezes, ganhando metros sobre os concorrentes. Quando as subidas são menos técnicas, ou quando precisa mesmo de toda a potência no chão, Nino opta pelo modo Bloqueio, que garante total eficácia na transferência de potência.

160 – ACTUAÇÕES DO MANÍPULO.

54% DO TEMPO EM MODO TRACÇÃO

28% DO TEMPO EM MODO DESCIDA

18% DO TEMPO EM MODO LOCKOUT

Para muitos, a palavra TwinLoc é sinônimo de um comando de bloqueio remoto para suspensões. Mas para a Scott, de fato, é a face mais visível de toda uma tecnologia que tornou possível diferenciar o comportamento dos modelos da Scott que a equipam em relação à concorrência. Tudo o que está por trás da tecnologia TwinLoc foi diluído, até certo ponto, graças ao sucesso do próprio controle remoto individualmente. É, sem dúvida, o controle remoto que funciona melhor no mercado ao abrir e fechar as suspensões dianteira e traseira simultaneamente. Isso fez com que usuários ​​acabassem equipando modelos de outras marcas em busca de toque firme, retorno confiável e boa ergonomia. Mas a sua instalação não confere nenhuma bicicleta aos benefícios da tecnologia TwinLoc da Scott. Alguns benefícios vêm da associação do próprio controle de três posições com o seu amortecedor Nude e as mudanças na geometria que ocorrem em cada modo de uso.

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Poucas tecnologias foram tão bem-sucedidas e deram as bikes tantos benefícios quanto o TwinLoc. Um conceito que se concentra em obter cada posição do controle para dar à bike um comportamento diferente, além de uma operação específica da suspensão em si. O controle TwinLoc permite três posições: trava, controle de tração e descida. Cada um deles aplica configurações diferentes no amortecedor, aplicando mudanças na compressão e ao mesmo tempo altera o volume da câmara de ar, o que varia a curva de progressividade do sistema. E isso é complementado por variações na geometria da bicicleta em cada uma das três posições.

Os controles remotos “oficiais” das empresas de suspensão só atuam no controle da compressão e só possuem duas posições: abertas e fechadas. Embora seja verdade que o TwinLoc pode usar as três posições operacionais que têm alguns modelos (chamados de subida, trail e descida) que só servem para variar o comportamento do amortecedor em termos de compressão. Que contribuição extra o controle TwinLoc tem com amortecedores Nude? É a mudança adicional na progressividade e, acima de tudo, as mudanças associadas na geometria.

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É assim que o TwinLoc funciona em cada posição aplicada aos modelos de Scott:

Bloqueio

A compressão é completamente fechada para que as suspensões sejam completamente firmes. Ideal para terrenos completamente lisos em subida ou trechos de estrada. Mesmo assim, o sistema é projetado de forma que, se receber um impacto muito forte, cederá parcialmente e não danificará as partes internas e os circuitos das suspensões.

Controle de tração

Provavelmente o principal modo de sucesso da tecnologia TwinLoc. Existem muitas situações em que queremos uma suspensão que funcione, mas não com a sensibilidade e vivacidade de uma suspensão totalmente aberta. Normalmente nas seções em que temos que pedalar mas que, ao mesmo tempo, apresentam irregularidades. Ativar este modo fecha uma das câmaras de ar do amortecedor, o que reduz o volume de ar. Isso faz com que a suspensão não seja tão sensível e, graças a isso, é mais firme contra as forças da pedalada. O curso efetivo da suspensão também é reduzido. No caso da Scott Spark, vai de 100 para 70 mm. Quanto à geometria, o central fica mais alto e a direção mais ágil. Ideal para subidas, mas sem perder a capacidade da roda traseira para desenhar o chão.

Descida

Modo livre. As duas câmaras de ar do choque Nude estão abertas. O deslocamento máximo possível é usado e tem a maior sensibilidade possível. O caminho perfeito para as descidas. A direção é mais relaxada e o suporte inferior diminui ligeiramente melhorando o conjunto de bicicleta-motociclista do centro de gravidade. Bota pra baixo e vai.

O vídeo é curto e mostra algumas imagens do interior do shock em cada modo de trava e como as bikes funcionam:

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