Cannondale Topstone 2021: a gravel full suspension com a nova Lefty Oliver

Depois de lançar a Scalpel 2021, a cannondale acaba de apresentar a nova Topstone, a bike de gravel da marca. O grande diferencial que a Topstone apresenta: Opções com a Lefty Oliver, uma suspensão dianteira nova – que parte do mesmo conceito da Lefty Ocho utilizada no Cross Country, porém com um curso menor.

Vale observar também o link no seat tube que funciona como uma suspensão traseira e que a Topstone ganhou versões motorizadas! Isso mesmo, Gravel, ebike e digamos, full suspension!

Este não é o primeiro lançamento de gravel que balançou o mercado, a Specialized lançou a sua Diverge a poucas semanas e vale a pena a gente observar mais uma vez a grande tendência das bikes, tanto de gravel quanto as de XC.

Os últimos lançamentos mostram bikes mais capazes para as descidas, geometrias que favorecem alta velocidade, manobras, pulos e trepidação acima do normal. As bikes estão preferindo ganhar peso e robustez em alguns quesitos como pneus mais largos e geometria mais agressiva, e no caso da Topstone 2021, um setup de full suspension.

Primeiro, dissertando sobre a suspensão Lefty Oliver, essa é a grande novidade da Cannondale, que criou uma suspensão para o gravel baseada nos mesmos princípios da suspensão que utiliza no Cross Country, a Lefty Ocho – que está na Scalpel 2021 que foi apresentada semana passada pelo Avancini.

A Lefty Oliver da Cannondale é um garfo de suspensão single-crown, superleve, construído especificamente para o Gravel. A suspensão tem 30 mm de amortecimento e funciona com o mesmo sistema de rolamentos por agulhas que sua prima de corrida de XC, a Lefty Ocho. Ela tem uma trava de fácil uso com válvula de descompressão para poder absorver impactos, mesmo quando travada, mantendo os ciclistas no controle. Não menos importante, a Lefty Oliver tem um novo suporte de freio que dispensa o uso de ferramentas, chamado StopLock Brake Mount, projetado para Calipers Flat Mount, que facilita e acelera a remoção da roda dianteira.

Sobre a sua suspensão traseira, tem muita coisa importante para explicar:

O pivot thru-axle no tubo do selim permite que a parte traseira inteira do quadro – chainstay, seatstay, seat tube e até o toptube – se flexionem como uma série de feixe de molas conectados, absorvendo impactos e vibração da estrada, sem o peso e a complexidade de uma suspensão traseira convencional. O KingPin fornece o equivalente à 30mm de suspensão ao ciclista. Este sistema já existia na versão anterior da bike e permaneceu sem alteração – sendo a suspensão dianteira Lefty OIiver a grande inovação dessa gravel.

A balança traseira possui dois parafusos para afixar um suporte para mudguard – muito importante em algumas situações do gravel.

Os pneus vêm com a seguinte conformação:

Os modelos com pneus 650b x 48c são para os modelos com a Lefty Oliver e os modelos com garfo rígido vêm com pneus 700c x 37c – havendo espaço para utilizar medidas de até 700c x 40.

Versões elétricas

E a Cannondale não parou por aí! Concluindo que tudo é mais divertido com energia, são lançadas neste momento também as versões elétricas da Topstone Carbon, com motor Bosch, chamadas Topstone Neo Carbon e Topstone Neo Carbon Lefty.

A Topstone Neo Carbon está disponível em duas configurações de quadro e garfo: uma versão com rodas 700c e garfo rígido de carbono e uma versão com rodas 650b com a nova Lefty Oliver.

A Topstone Neo Carbon (700c) oferece a melhor combinação de eficiência, velocidade e conforto, do asfalto às estradas irregulares. As rodas de 700c e o garfo rígido de carbono dão à bike uma sensação de agilidade e estabilidade, tanto na estrada quanto fora dela.

A Topstone Neo Carbon Lefty (650b) tem a Lefty Oliver na dianteira, suspensão KingPin na traseira e a aderência e manobrabilidade dos pneus 650 x 48c. Ela é capaz de levar os ciclistas habilidosos ainda mais longe na trilha do que qualquer outra bicicleta Gravel, mas também oferece uma pedalada mais confortável e confiável em terrenos mais comuns. Com a potência e o alcance dos sistemas elétricos da Bosch, essas máquinas entregam uma experiência de pilotagem única que redefine a diversão no Gravel.

A Topstone Carbon Lefty chegará no Brasil em um único modelo unissex com o novo grupo Shimano GRX. Já a Topstone Neo Carbon contará com dois modelos, uma versão com a nova Lefty Oliver e rodas 650b e outra com rodas 700c e garfo rígido. Além dos destaques, outros dois modelos da Topstone Carbon estarão disponíveis com novo grafismo e especificação. Todos os modelos citados estarão disponíveis nos tamanhos P, M, G e GG e estão estimados para chegar no país a partir de setembro*.

Confira abaixo os preços e configurações de cada modelo:

 

Topstone Carbon 5 – – R$ 22.899


Quadro: BallisTec Carbon
Garfo: BallisTec Full Carbon
Aros: WTB STi23
Grupo: Shimano GRX600/800
Pedivela: Cannondale
Cassete: Shimano 105 11-34
Freios: Shimano GRX 400 Disco hidráulico
Canote: Cannondale 3
Extra: Wheel Sensor

 

Topstone Carbon 4 – R$ 27.699

Quadro: BallisTec Carbon
Garfo: BallisTec Full Carbon
Aros: WTB KOM Light i23
Grupo: Shimano GRX 800
Pedivela: Cannondale
Cassete: Shimano 105 11-34
Freios: Shimano GRX 800 Disco Hidráulico
Canote: Cannondale 2
Extra: Wheel Sensor

 

Topstone Carbon Lefty 3 – R$ 36.999

Quadro: BallisTec Carbon
Garfo: Nova Lefty Oliver (Alumínio)
Aros: WTB STi23
Grupo: Shimano GRX800/600
Pedivela: Cannondale 1
Cassete: Shimano SLX 11-42
Freios: Shimano GRX 400 Disco hidráulico
Canote: Cannondale 2
Extra: Wheel Sensor

Topstone Neo Carbon 4 (700c) – R$ 49.699

Quadro: BallisTec Carbon
Garfo: Full Carbon
Aros: WTB ST TCS i23
Grupo: Shimano GRX 400
Motor: Bosch Performance Line CX
Cassete: Shimano HG500
Freios: Shimano GRX
Canote: Promax SP-2032

 

Topstone Neo Lefty 3 (650b) – R$ 57.699


Quadro: BallisTec Carbon
Garfo: Nova Lefty Oliver
Aros: WTB ST i23 TCS
Grupo: Shimano GRX 812/600
Motor: Bosch Performance Line CX
Cassete: Shimano SLX
Freios: Shimano GRX
Canote: Promax SP-2032

Assista abaixo o nosso vídeo sobre a Cannondale Topstone 2021:

You Might Also Like

Leave a Reply