Olimpíadas Tokyo 2020 não devem acontecer sem público e corre o risco de cancelamento
A possibilidade de reagendar as Olimpíadas para 2022 é algo que não é considerado pela organização do evento, assim como organizar as disputas sem público presente. Ou seja, as Olimpíadas devem acontecer em 2021 ou então serão canceladas.
Segundo o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, os custos de um novo adiamento podem se tornar muito onerosos para Tóquio.
“Você não pode empregar para sempre entre 3.000 e 5.000 pessoas em um comitê organizador”, disse Bach à BBC Sport. “Você não pode ter os atletas em incerteza.”
Esses comentários seriam um golpe para os ciclistas olímpicos, que já são forçados a fazer mudanças dramáticas em seus programas de corrida e treinamento.
As autoridades japonesas já haviam expressado ceticismo em sediar os Jogos se um tratamento ou vacina eficaz contra o coronavírus não estiver pronta no verão de 2021. Com as Olimpíadas de Inverno de 2022 previstas para a China, as autoridades japonesas também disseram que não considerariam um adiamento adicional.
Bach sugeriu que a competição poderia ser realizada “a portas fechadas” sem fãs dentro dos estádios. “Estabelecemos um princípio: organizar esses Jogos em um ambiente seguro para todos os participantes. Ninguém sabe como será o mundo em um ano, em dois meses ”, disse Bach, acrescentando que a competição sem fãs não é a mesma. “Não é isso que queremos. Como o espírito olímpico é também unir os fãs e é isso que torna os Jogos tão únicos que estão em um Estádio Olímpico, todos os fãs de todo o mundo estão juntos. ”
Bach admitiu que é um desafio adiar um evento grande como os Jogos Olímpicos, não apenas para os organizadores, mas também para as federações esportivas em termos de qualificação, bem como preocupações com viagens e segurança em condições de pandemia.
Leave a Reply