SRAM apresenta melhorias no eTap AXS de 12 velocidades
O Gravel fica mais rico com o novo cassete 10-36 e pedivela com coroas 30/43
A opção anterior do Force eTap AXS era um cassete 10-33 e uma combinação de coroas 33/46. Agora, para o crescente mercado gravel e de aventura, ou de ciclistas que precisam de uma marcha mais fácil para os pedais mais difíceis, a Sram lançou um produto com maior capacidade e abrangência.
Por isso, a SRAM lançou novas opções de engrenagem para seus grupos AXS 2x. Um novo cassete 10-36 e um novo pedivela com coroas 30/43 na linha Force (mas também compatível com o Red AXS) alcançam uma proporção de 1: 0,883 quando combinados, facilitando a vida de quem vai enfrentar percursos desafiadores.
Marchas superleves
Existem novas opções de engrenagem tanto para o cassete, quanto para as coroas. O novo cassete 10-36 se une às opções existentes do AXS (10-26, 10-28, 10-33). Nas coroas, a nova 30/43 complementa as opções existentes do AXS 2x (33/46, 35/48, 37/50).
As novas opções de coroas são compatíveis com a maioria das opções de cassete AXS, incluindo o novo 10-33 (a exceção é o cassete 10-51 Eagle, que é apenas para configurações 1x).
Novos câmbios
Infelizmente, as novas opções de cassete e pedivela não são compatíveis com os câmbios AXS mais antigos.
Há um novo câmbio traseiro para o cassete 10-36 que também é compatível com os cassetes eTap AXS 10-28 e 10-33 da SRAM, mas não com os cassetes 10-26.
O novo câmbio dianteiro é compatível com qualquer pedivela Wide da SRAM.
Novas coroas
A mudança é um eixo mais amplo (SRAM DUB de 28,99 mm de diâmetro). Isso muda a linha de passagem da corrente de 45 mm para 47,5 mm e aumenta o Q-factor do pedivela em 2,5 mm de cada lado, totalizando 5 mm.
Aumentar esse eixo e o Q–factor cria mais espaço para os pneus, possibilitando colocar pneus até 700×45.
Comparação com o GRX da Shimano
A SRAM apresentou as novas opções de marcha como adequadas para qualquer pedal de longa distância, gravel, cyclocross e aventura, representando um concorrente direto dos GRX810/815 da Shimano.
O GRX foi implementado com uma opção sub 1: 1 – coroas 31/48, cassete 11-34 e Q-factor de 151 mm, que deixa bastante espaço para os pneus.
O GRX, entretanto, vence no preço: um grupo Di2 completo custa US $ 2.356 (R$13.780), contra os US $ 2.678 (R$15.660) do Force. Um grupo mecânico GRX810 é vendido por US $ 1.447 (R$8.464), embora ainda não exista um grupo análogo SRAM Force de 12 velocidades.
Há quem diga que “a SRAM muda bem, mas Shimano muda melhor”, mas considerando todos os fatores, a competição entre o Force AXS e o GRX Di2 ainda é acirrada.
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