SRAM apresenta melhorias no eTap AXS de 12 velocidades

O Gravel fica mais rico com o novo cassete 10-36 e pedivela com coroas 30/43

A opção anterior do Force eTap AXS era um cassete 10-33 e uma combinação de coroas 33/46. Agora, para o crescente mercado gravel e de aventura, ou de ciclistas que precisam de uma marcha mais fácil para os pedais mais difíceis, a Sram lançou um produto com maior capacidade e abrangência.

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Por isso, a SRAM lançou novas opções de engrenagem para seus grupos AXS 2x. Um novo cassete 10-36 e um novo pedivela com coroas 30/43 na linha Force (mas também compatível com o Red AXS) alcançam uma proporção de 1: 0,883 quando combinados, facilitando a vida de quem vai enfrentar percursos desafiadores.

sram force etap axs wide group

Marchas superleves

Existem novas opções de engrenagem tanto para o cassete, quanto para as coroas. O novo cassete 10-36 se une às opções existentes do AXS (10-26, 10-28, 10-33). Nas coroas, a nova 30/43 complementa as opções existentes do AXS 2x (33/46, 35/48, 37/50).

sram etap axs 12 speed cassette options

As novas opções de coroas são compatíveis com a maioria das opções de cassete AXS, incluindo o novo 10-33 (a exceção é o cassete 10-51 Eagle, que é apenas para configurações 1x).

Novos câmbios

Infelizmente, as novas opções de cassete e pedivela não são compatíveis com os câmbios AXS mais antigos.

sram force etap axs wide front derailleur

Há um novo câmbio traseiro para o cassete 10-36 que também é compatível com os cassetes eTap AXS 10-28 e 10-33 da SRAM, mas não com os cassetes 10-26.

sram force wide crank

O novo câmbio dianteiro é compatível com qualquer pedivela Wide da SRAM.

Novas coroas

A mudança é um eixo mais amplo (SRAM DUB de 28,99 mm de diâmetro). Isso muda a linha de passagem da corrente de 45 mm para 47,5 mm e aumenta o Q-factor do pedivela em 2,5 mm de cada lado, totalizando 5 mm.

Aumentar esse eixo e o Q–factor cria mais espaço para os pneus, possibilitando colocar pneus até 700×45.

sram force wide crank

Comparação com o GRX da Shimano

A SRAM apresentou as novas opções de marcha como adequadas para qualquer pedal de longa distância, gravel, cyclocross e aventura, representando um concorrente direto dos GRX810/815 da Shimano.

O GRX foi implementado com uma opção sub 1: 1 – coroas 31/48, cassete 11-34 e Q-factor de 151 mm, que deixa bastante espaço para os pneus.

O GRX, entretanto, vence no preço: um grupo Di2 completo custa US $ 2.356 (R$13.780), contra os US $ 2.678 (R$15.660) do Force. Um grupo mecânico GRX810 é vendido por US $ 1.447 (R$8.464), embora ainda não exista um grupo análogo SRAM Force de 12 velocidades.

sram force 12 speed chain

Há quem diga que “a SRAM muda bem, mas Shimano muda melhor”, mas considerando todos os fatores, a competição entre o Force AXS e o GRX Di2 ainda é acirrada.

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