Thyssenkrupp desenvolve bike ultraleve feita em aço que pode mudar o mercado
O aço ainda é válido. E em certos aspectos, é de longe o material mais adequado para construir um quadro. A Thyssenkrupp Steelworks compartilha dessa opinião sobre a bicicleta de aço, e é por isso que seu catálogo visa misturar as melhores propriedades desse material com os últimos desenvolvimentos em design e fabricação.
A fabricação de aço é a ordem do dia em outros setores. Um dos mais contribuídos ao longo da história é, sem dúvida, o setor automotivo. Agora, a Thyssenkrupp Steelworks fabrica bikes da mesma maneira: uma chapa de aço em um molde médio que, quando dobrada, forma a armação e depois a solda remove o material restante. O resultado são bicicletas com design espetacular e termoformação que se parecem com alumínio.
A Steelworks também é o resultado do estudo da Thyssenkrupp sobre os pontos de maior pressão na estrutura, para reduzir ou até eliminar as soldas nessas posições, estabelecendo uma estrutura muito mais forte.
O conforto do aço, afirma a Thyssenkrupp, é misturado com a rigidez que a construção da estrutura oferece como um extra, que para esta Thyssenkrupp Steelworks afirma a marca, oferece valores muito semelhantes aos do carbono.
A Thyssenkrupp, que certamente lhe soa muito mais como fébrica de elevadores, é realmente um grande fabricante de aço de alta qualidade. A empresa, localizada na Alemanha, está desenvolvendo crescimento horizontal e explorando seu know-how em fabricação para outros segmentos que nada têm a ver com o que até agora ocupava sua energia e tempo. Diversificar é sinônimo de multiplicar os lucros no mundo globalizado de hoje, e o setor de ciclismo faz parte dele.
A Thyssenkrupp Steelworks, por sua vez, é o resultado de uma tecnologia desenvolvida por esta empresa alemã e recebeu vários prêmios, incluindo o Red Dot Award. Essa tecnologia totalmente automatizada é capaz de termoformar aço e deixar soldado para a última fase. Dessa forma, a Thyssenkrupp Steelworks poderia se tornar o primeiro modelo realmente competitivo em relação ao alumínio e principalmente ao carbono.
O aço – insubstituível em alguns aspectos, a base da Thyssenkrupp Steelworks
O aço é um material já tradicionalmente usado na fabricação de bicicletas, mas pouco diversificado e explorado, além de outros mais modernos, como o grafeno. O boom do alumínio e a hegemonia absoluta do carbono hoje relegaram o aço ao segundo plano.
Por exemplo, deve-se notar que a soldagem de aço é um processo simples e facilmente aplicável em qualquer oficina com elementos de soldagem. É por isso que as bicicletas de aço são ideais para o ciclismo de aventura, porque podem ser reparadas em qualquer lugar do mundo. O alumínio e principalmente o carbono pecam nessa característica, e a complexidade da soldagem também é adicionada ao fato de que o resultado geralmente deixa sequelas no desempenho do quadro. Mas com o aço isso não acontece: fácil de reparar e recompor completamente.
Portanto, essa fábrica da Thyssenkrupp Steel é uma inovação muito interessante. Obviamente, os detalhes técnicos, além da publicação de imagens da estrutura dessa bicicleta de aço ainda não foram divulgados. A Thyssenkrupp anunciou que fará isso após o verão deste 2019, já que eles estão na fase de testes. A Eurobike, que acontece em setembro, está marcada em vermelho para este tipo de produto.
Leave a Reply